Por Maíra Streit
Nos últimos anos, as redes sociais têm despontado como um importante instrumento na internet para a aproximação de pessoas e o compartilhamento de informações. Mas a rede Veia Social está indo além. Ela se destina, principalmente, a salvar vidas.
Criada há pouco mais de um mês pelo webdesigner Lula Ribeiro e a relações públicas Laila Pena, a rede mobiliza doadores e receptores de sangue de todo o País. Com um cadastro simples, é possível identificar o tipo sanguíneo, a cidade, o tratamento e os contatos de quem faz o pedido.
Laila se diz animada com a repercussão que a ideia tem conquistado. A idealizadora do Veia Social conheceu Lula Ribeiro no Twitter e juntos decidiram abraçar essa causa. Depois de lutar contra um linfoma, em 2002, e receber a ajuda de muitos voluntários, ela acredita que é preciso conscientizar a sociedade sobre mitos e verdades que envolvem a transfusão de sangue. “Muito obrigada pela concretização desse sonho. Deixo uma gotinha de lágrima de felicidade”, agradece em depoimento emocionado aos participantes da rede.
Os interessados em colaborar podem se apresentar para a doação ou mesmo divulgar a campanha entre seus amigos. Para isso, dispõem de um espaço para a criação de perfis, comunidades, blogs, galeria de fotos e vídeos. Voluntários e ex-pacientes também utilizam o site para relatar suas experiências e falar sobre a importância da ação solidária. “Se o que produzo é suficiente para mim e para um irmão, por que não doar?”, questiona Aline Nogueira, doadora de sangue há 18 anos.
A iniciativa estimula ainda a produção de eventos, busca o esclarecimento de dúvidas sobre o tema e disponibiliza uma newsletter para informar aos participantes sobre as mais variadas articulações que estão sendo realizadas no momento.
Um dos colaboradores da rede mapeou os principais hemocentros do Brasil no Google Maps, para facilitar a busca de quem pensa em doar. Outros propuseram uma doação em massa entre os integrantes do fã-clube de uma banda de rock. Um time de futebol paulista também tem convocado os torcedores para se juntarem à campanha.
Para conhecer mais sobre a rede Veia Social, acesse www.veiasocial.com.br
Publicado pela Agência de Notícias do Iesb (Aniesb), em maio de 2010.

Nenhum comentário:
Postar um comentário